Hora no Campo Rep. 18h às 19h


Por: Athenais

O detalhe é que o horário de verão, no Brasil, tem início somente no dia 4 de novembro e não em meados do mês de outubro, como de costume. O motivo, desta vez, foram às eleições – o segundo turno ocorre em 28 de outubro

“Tinha um compromisso com meu filho por volta das 8h, mas, quando acordei e vi o horário, no celular, eram exatamente 8h. Levantei apressado e fui chamá-lo. Ele até me tranqüilizou, já que no celular dele o horário apontava 7h, mas a família ainda ficou na dúvida. Só depois que vi as notícias é que tive a certeza de que a hora do meu aparelho celular tinha sido alterado”.

O susto que o jornalista Adilson Fonseca teve, na manhã de ontem, certamente foi o mesmo que muitas pessoas pelo país tiveram por conta da alteração em uma hora do relógio, nos aparelhos móveis. O detalhe é que o horário de verão, no Brasil, tem início somente no dia 4 de novembro e não em meados do mês de outubro, como de costume. O motivo, desta vez, foram às eleições – o segundo turno ocorre em 28 de outubro.

O problema começou na madrugada deste domingo e não apenas nos celulares, mas também nos computadores de usuários, que estavam uma hora adiantados, pulando automaticamente 1h quando deu meia-noite. Esta é a segunda vez que a situação ocorre em menos de uma semana. Na virada do dia 14 para o dia 15 deste mês, alguns aparelhos de usuários da operadora TIM tiveram os relógios adiantados em uma hora. O horário de verão, em 2017, teve início justamente entre esses dois dias.

Nas redes sociais, a reclamação foi grande, principalmente para aqueles que tinham algum compromisso ou trabalho nas primeiras horas da manhã. Em nota, a Sinditelebrasil, sindicato que representa as empresas de telefonia, informou, ao portal G1, que “alguns smartphones tiveram os seus relógios adiantados, automaticamente, em uma hora nesta madrugada do dia 21. Esse ajuste não foi realizado pelas operadoras”

De acordo com o blog Segurança Digital, do jornalista Altieres Rohr, um dos motivos que pode ter levado a essa alteração no horário pode ser um arquivo desatualizado. Mas, conforme o autor, não se trata apenas da falta de atualização por parte do dono.

“Mesmo quem está com um telefone recente e atualizado teve problemas, porque alguns fabricantes de celulares com Android não repassaram as atualizações da tabela que define o início e o término dos horários de verão. Quem usa um aparelho mais antigo ou que não recebeu atualizações desde janeiro certamente sofreu com a mudança do horário”, explicou.

Para resolver o problema, no sistema Android, o usuário deve ir em “Configurações” e procurar o item “Gerenciamento geral” e selecionar “Data e Hora”. Posteriormente, veja se a opção “Data e Hora automáticas” está habilitada. Se estiver, desabilite, podendo alterar o horário de forma manual. No IPhone, a sequência é a seguinte: “Ajustes”, “Geral”, “Data e Hora”. Lá pode ser desabilitada a opção “Automaticamente”, para que a hora seja configurada manualmente.

Fonte: Tribuna da Bahia

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

*





Rua Guadalajara, 403 - Centro | Barreiras-Bahia
© Copyright 2013 RB - Rádio Barreiras | Todos os direitos reservados