Oeste Rural 16h às 18h


Por: Athenais

A secretária de Assistência Social e Trabalho de Barreiras, Karlúcia Macêdo, juntamente com a coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM, Fabíola Bomfim, a psicóloga Kauane Bastos e a Tenente PM Nina Marques da Ronda Maria da Penha de Barreiras, estão participando do Seminário de Políticas para Mulheres no auditório do Hotel Vila Mar em Salvador.

O evento que acontece nos dias 15 e 16 de julho, com foco na capacitação de gestores da Rede de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência foi idealizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA), com a presença da socióloga e ex-ministra da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, que na palestra de abertura, abordou os avanços e desafios na área, com a participação das titulares da pasta nos estados da Bahia, Pernambuco, Maranhão e Paraíba.

Entre as palestrantes convidadas, a gerente de Projetos da ONU Mulheres Brasil, Ana Claudia Pereira, apresentará nesta terça-feira, 16, a Estratégia 50-50, compromissos assumidos por mais de 90 países visando a promoção da igualdade de gênero. A Estratégia 50-50 foi lançada em 2015 em apoio Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, que têm 17 objetivos globais para a promoção do desenvolvimento e a erradicação da pobreza.

A coordenadora do CRAM, Fabíola Bomfim reforçou a importância da capacitação e as temáticas das oficinas que terão um impacto positivo na rede de enfrentamento à violência contra as mulheres. “Esse compartilhamento de informações nos ajudará muito no dia a dia no acompanhamento às mulheres vítimas de violência. Com certeza, todas as atividades do seminário contribuirão para o fortalecimento da rede em toda a Bahia, assim como na efetivação de políticas integradas, principalmente voltadas para a municipalização das políticas para as mulheres”, salientou a coordenadora do CRAM, Fabíola Bomfim.

O seminário reúne representantes de mais de 130 municípios baianos, de 22 Territórios de Identidade, entre eles: secretárias municipais de ação social, prefeitas, representantes dos Centros de Referência de Atendimento às Mulheres (CRAMs), Núcleos de Atendimentos às Mulheres (NAM), entre outros órgãos que integram a Rede de Atenção à Mulher em Situação de Violência.

Acompanhando o seminário, a secretária Karlúcia Macêdo elogiou o evento citando as ações inclusivas e protetivas, que englobam o atendimento do CRAM e Ronda Maria da Penha. “O enfrentamento e combate a violência contra à mulher tem sido uma luta diária em Barreiras, e estamos firmes com a equipe do CRAM, Delegacia da Mulher e Ronda Maria da Penha. Em pouco tempo, já obtivemos resultados positivos, por isso esse seminário facilitará ainda mais as tratativas das questões protetivas para um atendimento efetivo e de excelência, atualizando o conhecimento sobre violência, patriarcado, gênero e políticas públicas”, disse a secretária Karlúcia.

Além de palestras, os participantes terão oficinas de capacitação nos seguintes temas: raça, gênero, políticas públicas e orçamento, rede de enfrentamento e atendimento à mulher em situação de violência, ministrada pela equipe técnica da SPM-BA. O seminário faz parte de ações previstas em convênio firmado em 2012 entre a SPM-BA e o Governo Federal.

Fonte: Prefeitura de Barreiras

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

*





Rua Guadalajara, 403 - Centro | Barreiras-Bahia
© Copyright 2013 RB - Rádio Barreiras | Todos os direitos reservados