Musical RB 20h às 23h


Por: Athenais

Possibilitar um espaço de discussão qualificada sobre a gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Esse foi o principal objetivo da Formação dos Atores na Gestão de Alimentação Escolar, idealizado pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar-CECANE UFBA e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE em parceria com a Prefeitura de Barreiras, que aconteceu nessa sexta-feira, 12, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

O evento reuniu atores sociais envolvidos na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, dos munícipios de Barreiras, Angical, São Desidério, Riachão das Neves e Cristópolis. Participaram gestores de educação, profissionais da educação, nutricionistas, conselheiros de alimentação escolar, servidores do setor de compras, contabilidade, manipuladores de alimentos, entidades representativas, além de responsáveis pela Prestação de Contas (SIGPC).

As assessoras do CECANE-UFBA, Karine Fias e Lívia Santos intermediaram as palestras e a troca de experiências com atualização de conhecimentos sobre o PNAE, abordando os aspectos como: diretrizes da alimentação escolar, objetivos, usuários e participantes do PNAE, ações de educação alimentar e nutricional, segurança alimentar e nutricional no âmbito do PNAE, aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a alimentação escolar, controle social e prestação de contas com o Sistema de Gestão de Prestação de Contas – SIGPC e do Sistema de Gestão dos Conselhos – SIGECON.

A diretora da Merenda Escolar de Barreiras, Fátima Nunes acompanhou a equipe do CECANE-UFBA, que durante três dias esteve visitando as escolas municipais, o departamento de merenda escolar e realizando treinamento com a equipe nutricional do município. “Essa formação é a última etapa com nossos colaboradores e municípios convidados. Recebemos a assessoria do CECANE-UFBA durante três dias, e tivemos a oportunidade de receber informações do passo a passo das normas e técnicas da gestão do PNAE. Todas as temáticas de alimentação e nutrição, além da prestação de contas vão qualificar ainda mais a gestão da merenda escolar no município”, ressaltou a diretora.

A subsecretária municipal de educação, Emília Moreno participou da abertura dando as boas vindas aos participantes e abordando os desafios da gestão pública para garantir uma alimentação saudável e balanceada na merenda escolar.“Esse momento é muito importante para Barreiras e os municípios convidados, porque a partir dessas informações e compartilhamento de experiências, poderemos compreender ainda mais a relevância do acompanhamento e da fiscalização na gestão do PNAE, que tem como finalidade garantir aos alunos o direito a uma alimentação digna, conforme preconizado na Lei N°11.947/2009. Em Barreiras, desde o início da gestão municipal, temos tido uma experiência positiva com a aquisição de alimentos da agricultura familiar, e todas as escolas municipais têm aprovado na totalidade, os produtos orgânicos e alimentos produzidos pelos agricultores do Vale, e assim, consequentemente, conseguimos fortalecer a política de segurança alimentar e nutricional na rede municipal de ensino”, destacou a subsecretária.

No encerramento, a equipe técnica do CECANE-UFBA disponibilizou plataforma digital e redes sociais para dirimir dúvidas sobre o PNAE nos municípios, também foram entregues os certificados da formação.

Fonte: Prefeitura de Barreiras

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

*





Rua Guadalajara, 403 - Centro | Barreiras-Bahia
© Copyright 2013 RB - Rádio Barreiras | Todos os direitos reservados