Patrulha RB/1ª Ed. 06h30 às 08h30


Por: admin

hge

O mês de junho traz a magia do São João que impulsiona a venda de fogos de artifício e de bombas juninas na Bahia. Neste período também cresce o número de acidentes que resultam em queimaduras e, a depender da gravidade, podem até causar a morte de pessoas.

Por isso é importante ressaltar a importância de cuidados na hora da diversão junina, a exemplo da compra de fogos em locais autorizados. Outros procedimentos são obedecer às orientações do fabricante, contidas na embalagem, e nunca deixar criança soltar fogos sozinha.

O Hospital do Oeste, em Barreiras, conta com dez leitos destinados ao atendimento de queimados.

O diretor do Hospital Geral do Estado, que é referência em tratamento de queimaduras, médico André Luciano Andrade, alerta que as queimaduras devem ser tratadas rapidamente. “Levando em consideração os anos anteriores, a gente percebe que a maior procura [por atendimento] ocorre após o encerramento da festa. Enquanto os festejos acontecem, as pessoas usam paliativos e não procuram [assistência] médica. O resultado é a complicação do ferimento”.

Recomendações

O Hospital do Oeste tem infraestrutura necessária para prestar serviços de qualidade em emergência. Ainda assim, em muitas situações, antes da vítima chegar ao hospital, ela precisa de primeiros socorros. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, nenhuma substância deve ser passada no local da queimadura – a exceção é apenas água corrente.

Dados da Associação de Cirurgia de Mão da Bahia (ACMB) apontam que nesse período, cerca de 90% dos acidentes graves, relacionados com explosão de bomba, resultam em amputações.

Os primeiros cuidados em casos de queimaduras são importantes, e não devem ser usadas receitas caseiras. Em caso de queimadura, a região afetada deve ser lavada com água corrente e protegida com uma compressa úmida.

Algumas pessoas acreditam que seja necessário passar álcool, para não infectar, e até creme dental. Isso é contraindicado. Apenas a água limpa não causa danos. Após o primeiro socorro, a vítima deve ser encaminhada a alguma unidade hospitalar para receber atendimento médico profissional.

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

*





Rua Guadalajara, 403 - Centro | Barreiras-Bahia
© Copyright 2013 RB - Rádio Barreiras | Todos os direitos reservados