Por: Athenais

A equipe de jornalismo da Rádio Barreiras conversou com a técnica de enfermagem Célia Pereira sobre a importância de fazer o teste do pezinho em crianças nos primeiros dias de vida.

pePara a técnica este é um procedimento obrigatório que visa contribuir com informações sobre a compreensão que pais e/ou cuidadores têm acerca do Teste do Pezinho como importante elemento na identificação e na prevenção de consequências de doenças crônicas na infância.

De acordo com a enfermeira a melhor idade para o recém-nascido realizar o teste é entre o terceiro e quinto dia de vida, pois se houver necessidade de repetir o teste ou realizar outros exames confirmatórios haverá tempo hábil para o diagnóstico precoce e uma vida saudável.

Para os exames realizados no teste do pezinho o local da punção não interfere no resultado. Prefere-se a região do calcanhar porque tem boa vascularização, o acesso é fácil e não deixa hematoma.

Célia também falou que várias doenças podem ser evitadas com o teste do pezinho como doenças de causa genética, metabólica e infecciosa, anemia falciforme e hipotireoidismo congênito, e quanto mais cedo a doença for tratada, maiores são as chances de cura.

  A unidade da APAE em Barreiras está localizada na rua das turbinas 125 Barreirinhas, próximo ao parque de exposição Engenheiro Geraldo Rocha.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

*





Rua Guadalajara, 403 - Centro | Barreiras-Bahia
© Copyright 2013 RB - Rádio Barreiras | Todos os direitos reservados