Musical RB 13h às 16h


Por: Athenais

af1

O Brasil, sob a coordenação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e com a participação dos serviços veterinários estaduais e do setor agro-produtivo, segue na luta contra a febre aftosa em busca de um país livre da doença.

E uma arma forte contra a doença é a vacinação, e para falar sobre o assunto a equipe de jornalismo da rádio Barreiras foi até a agência da Agência Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) do município de Barreiras e conversou com o coordenador da unidade Pedro José Custódio Neto.

Segundo o coordenador a Bahia possui certificação de Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação, sendo um dos estados pioneiros no combate à enfermidade, e por isso é muito importante que o criador esteja atento ao calendário de vacinação, que acontece duas vezes durante o ano com a 1ª Etapa: 1° a 31 de maio para todo o rebanho bovino e bubalino e a 2ªEtapa: 1° a 30 de novembro para o rebanho bovino e bubalino com idade de 0 a 24 meses.

Ainda daf2e acordo com Pedro, a ADAB juntamente com a MAPA atua para assegurar o bem-estar e a sanidade animal, promovendo o controle dos riscos em toda cadeia alimentar e também  lembra que apenas vacinar os animais não oficializa a vacinação, é necessária e obrigatória a Declaração para que o cadastro fique liberado para movimentação de animais e emissão de Documentos Sanitários.

E para declarar a vacinação, o pecuarista deve procurar o escritório da ADAB mais próximo, lembrando que aquele criador que não possuir animais abaixo de 24 meses, deve declarar todos os animais existentes.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

*





Rua Guadalajara, 403 - Centro | Barreiras-Bahia
© Copyright 2013 RB - Rádio Barreiras | Todos os direitos reservados