Esporte Notícia 11h às 13h


Por: Athenais

Na Região Nordeste, a UFBA aparece na terceira colocação, atrás da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Nesta terça-feira (18), o Ministério da Educação divulgou o ranking do Índice Geral de Cursos (IGC), principal indicador de qualidade do ensino superior do país. E a Universidade Federal da Bahia (UFBA) aparece entre as 20 melhores do país, com a nota 4. Conforme o estudo, realizado pelo O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), as notas variam de 1 a 5, sendo que as instituições com as notas 4 e 5 são consideradas excelentes.

Na Região Nordeste, a UFBA aparece na terceira colocação, atrás da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): ambas também tiveram a nota 4  e ficaram, respectivamente, no 16º e no 19º lugares no ranking nacional. A primeira colocada no geral foi a Unicamp, de Campinas, seguida das Universidades Federais do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais.

Outras instituições baianas que também foram citadas nesta mesma pesquisa foram a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, que ficou na 48ª colocação (2º na BA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista, que ficou entre as 80 mais bem ranqueadas (3º na BA). Entre as faculdades privadas, o primeiro lugar, na Bahia ficou com a Universidade Salvador (Unifacs). Também foram citadas neste levantamento a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

O cálculo

Os dados divulgados ontem são referentes ao ano de 2017. O índice, divulgado anualmente pelo Ministério da Educação, é fruto de média ponderada das notas de cursos de graduação e de mestrado e doutorado. Ela leva em conta questões como a média dos CPC (Conceito Preliminar de Curso) dos cursos avaliados nos últimos três anos, entre outros fatores. Além disso, também entra no cálculo a distribuição de estudantes entre cursos de graduação e pós-graduação.

Fonte: Tribuna da Bahia

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

*





Rua Guadalajara, 403 - Centro | Barreiras-Bahia
© Copyright 2013 RB - Rádio Barreiras | Todos os direitos reservados