Por: Athenais

Segundo especialistas o motorista no Brasil infelizmente ainda não está preparado para conviver com ciclista nas vias. Ele desrespeita, ele não se coloca no lugar do ciclista. As ciclovias e ciclo-faixas ainda são, na sua maioria, construídas de forma precária, o que representa muito risco para o ciclista.

Voltando para a nossa realidade, a prática de pedalar em Barreiras aumentou muito nos últimos anos, mas a falta educação no trânsito tem levado ultimamente muitos ciclistas para os Hospitais vítimas de acidentes. Muitas das vezes esse tipo de paciente falece até antes de chegar a uma unidade.

As discussões nas ruas são controversas, os ciclistas dizem que os motoristas não respeitam quem está de bicicleta, seja esportista ou pessoa comum, e os motoristas falam que alguns ciclistas não obedecem aos limites de segurança.

“Tem motorista que parece brincar com a vida de quem pedala, não é difícil ver um carro passar muito próximo por um grupo de ciclista e por milímetro de distancia causar um acidente grave.” Disse Glauber Vinicius praticante da modalidade.

“Falta estrutura na cidade. Mas também faltam campanhas que eduquem que incentivem mais as pessoas. Depois do penúltimo acidente em que eu quase morri, eu pensei em não pedalar mais. Mas resolvi não desistir”. Ressaltou Luís Viana.

Em Barreiras no ano passado, vários grupos de ciclistas fizeram protestos contra a violência no trânsito pedindo aos motoristas, mais respeito para quem usa a bicicleta. No próximo dia 14 sábado é dia do ciclista e o grupo CONVIVA estará reunido na Praça Castro Alves centro de Barreiras, para mais um desses eventos de conscientização e educação no transito, e assim evitar acidentes nas vias com as pessoas que utilizam a bike como veiculo de transporte.

O Código de Trânsito Brasileiro diz que o motorista tem que ficar a um metro e meio de distância do ciclista em pistas ou em ciclo-faixas, com isso colar na traseira do ciclista ou apertá-lo contra a calçada é uma infração grave.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

*





Rua Guadalajara, 403 - Centro | Barreiras-Bahia
© Copyright 2013 RB - Rádio Barreiras | Todos os direitos reservados