Oeste Rural 16h às 18h


Por: Athenais

No fim do ano, principalmente no dia 31 de dezembro, véspera de ano novo, aumenta o número de pessoas queimadas por manipularem inadequadamente fogos de artifício. Segundo profissionais da área, os riscos dos fogos de artifício não são apenas de queimaduras, podem ocorrer laceração e mutilação dos dedos, mãos e rosto.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Barreiras, não se deve explodir fogos em locais de grande movimentação como praia e praças públicas, os cuidados com os fogos de artifício devem ser redobrados, na praia porque com o vento há risco de atingir alguém. Grandes shows pirotécnicos devem ser feitos em locais isolados e as pessoas não devem se aproximar, destaca a corporação.

Os pais também tem que ter atenção redobrada com as crianças, que nessa época costumam manusear fogos de artifício que não estouraram, mas podem machucar. “Existem fogos coloridos que são para o público infantil, mas não que dizer que são elas que têm que soltar. Quem deve manuseá-los sempre são os pais”, afirma Hercules proprietário de uma das loja Fogos em Barreiras.

Segundo profissionais de saúde no caso de queimaduras, deve-se lavar o local com água corrente e enrolar em um pano ou toalha limpa. Dependendo da extensão da queimadura, é preciso procurar um médico imediatamente. “A pessoa nunca deve colocar nenhuma pomada, pasta de dente, gelo ou pó de café. Esses produtos podem causar inflamação da queimadura e não resolvem”. Afirmou Jaqueline Queiroz enfermeira.

O comerciante Hercules da algumas dicas para soltar fogos de artifício com segurança:

Não compre fogos de artifícios clandestinos.

Siga as dicas do fabricante e peça orientações de como proceder no momento da compra do artefato.

Nunca deixe crianças soltar fogos.

A distância para explodir os fogos com segurança é de 30 a 50 metros de pessoas, edificações e carros.

Se os fogos não estourarem, não tente reaproveitá-los. Molhe-os para apagar o pavio e evitar acidentes e leve na loja em que comprou para trocá-los.

Se for guardar fogos de artifício em casa, deixe-os em um local seco e longe de fogões, isqueiros e do acesso a fumantes.

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

*





Rua Guadalajara, 403 - Centro | Barreiras-Bahia
© Copyright 2013 RB - Rádio Barreiras | Todos os direitos reservados