Musical RB 20h às 23h


Por: Athenais

A Secretaria de Agricultura e Tecnologia de Barreiras reuniu os parceiros em mais um dia de programação da Semana Municipal de Agricultura e Sustentabilidade. A terça-feira (23) foi dedicada à interação com os alunos que participam do Projeto Horta nas Escolas, com o apoio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Cargill, JCO Fertilizantes e produtores rurais. Pela manhã, a atividade passou pela Escola Francisco Joaquim de Lima, no Bairro Boa Sorte, e à tarde, na Alcyvando Liguori da Luz II, no Bairro Flamengo.

“Um exemplo prático e importante de sustentabilidade pode ser visto aqui na Escola Alcyvando Luz II. Onde aparentemente não tinha espaço, os alunos levantaram o solo para que o cultivo se tornasse viável e aproveitaram o gotejamento da água dos aparelhos de ar-condicionado. Cada escola que visitamos tem a sua particularidade, mas sabemos da importância da horta como instrumento pedagógico e laboratório vivo”, disse o secretário municipal de agricultura, José Marques.

Paródias, redações, painéis e poesias mostraram os frutos do projeto no dia a dia da comunidade escolar. Além de apresentar aos alunos uma alimentação mais saudável e o enriquecimento nutricional, os professores utilizam as hortas para promover o aprendizado interdisciplinar, que envolve desde a matemática até as artes.
“O que mais gosto de fazer na horta é regar, mas a gente também planta e cuida de tudo. A beterraba é a minha preferida, que sempre tem em casa, acho muito importante e interessante ter uma horta na minha escola, através dela eu conheci plantas medicinais como o poejo”, disse Nathelly Silveira, que cursa o 8º ano, na Escola Municipal Alcyvando Liguori da Luz II.

Tomate, rúcula, coentro e gengibre são apenas alguns dos alimentos cultivados pelos alunos. Segundo a diretora Vanza Barreiros, o amor é o que tem feito a atividade perdurar no ambiente escolar. “Professores, pais, alunos, todos mostram a horta com muito carinho. Nós temos o retorno dos pais que veem seus filhos comendo vegetais e verduras como coentro e couve pela primeira vez, ou ainda aqui mesmo repetindo a sopa da merenda. Os jovens fazem questão de comer aquilo que viram crescer”, acrescentou.

No dia 26, sexta-feira, a comunidade de Veredas da Lajes sediará demonstrações técnicas sobre o cultivo de hortaliças, manejo do solo e conservação dos recursos hídricos. A Semana Municipal da Agricultura e Sustentabilidade seguirá até o dia 28, domingo, com a realização da Caravana da Cidadania e demais ações envolvendo os estudantes e as famílias do campo.

Fonte: Prefeitura de Barreiras

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

*





Rua Guadalajara, 403 - Centro | Barreiras-Bahia
© Copyright 2013 RB - Rádio Barreiras | Todos os direitos reservados